[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]Muitos quando ouvem sobre o aumento da taxa Selic nos noticiários na TV ou veem as matérias no jornal e na internet não dão a devida atenção sobre o tema achando que não têm nada a ver com toda essa história. No entanto, isso afeta diretamente o planejamento financeiro dessas famílias tanto negativamente como positivamente.
Primeiro, precisamos entender o que é a essa tal de taxa Selic que serve de parâmetro para as instituições remunerarem as aplicações financeiras ou quanto elas cobrarão sobre os empréstimos realizados às pessoas e às empresas. Diante disso, consegue-se ter uma idéia da bronca do setor produtivo, em virtude desses aumentos, que gerarão a diminuição em investimentos já que os empréstimos passam a ficar mais caros para esses empresários. Porém, isso também ocorre com o consumidor que deixará de tomar crédito para a compra de bens e consequentemente diminuirá o ritmo de consumo acelerado demonstrado nesses últimos meses.
No fundo isso é consequência de um país que ainda tem tudo para fazer , pois, se as reformas e obras necessárias realmente fossem realizadas talvez não estivéssemos passando por mais esse momento de aumento de taxa na economia brasileira. Investimentos em novas rodovias ou manutenção das mesmas, construção e ampliação de aeroportos, portos, navios, manutenção e reativação da malha ferroviária e hidroviária, além de reformas políticas, previdenciárias e trabalhistas, que parecem que ainda estão longe de acontecer, atravancam uma nação que ainda tem que utilizar de ferramentas de política monetária como o aumento da taxa Selic para conter o fantasma da inflação. Sem dizer na enxurrada de dólares vindos do exterior já que o Brasil passou a ser o país que melhor remunera o capital estrangeiro no mundo devido ao juro real ser de quase 6% prejudicando, além disso, nossas exportações e aumentando a concorrência com os produtos importados.
Bem o mundo sabe que o melhor lugar para investir seus recursos é no Brasil e por isso aplicam aqui, mas será que o Brasil sabe disso?
É surpreendente nas consultorias e palestras de Planejamento Financeiro que realizamos verificar a quantidade de pessoas que ao invés de receber altos juros acabam pagando alto por eles e como muitos, ainda, não sabem como investir em títulos públicos perdem a oportunidade de investirem seus recursos usufruindo de rentabilidades atualmente acima dos 12% ao ano. O brasileiro ainda não conhece o Brasil, mas o mundo conhece e a questão é:
Até quando deixaremos as oportunidades passarem para aqueles que sabem que o momento é de investir enquanto muitos ainda acreditam que o trabalho duro e os recursos recebidos servem somente para pagar as contas [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”autor-2″ display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”alerta-copia-artigo” display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”inc-chamada-servicos” display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”inc-chamada-newsletter” display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”lista-artigos” display=”content”][/vc_column][/vc_row]