Como a Política pode afetar o Planejamento Financeiro?

[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]Dia 07 de Outubro é o dia de todos exercerem sua cidadania e que deve ser realizada com muita parcimônia e de forma bastante crítica, pois, o voto pode definir não só o Planejamento Financeiro de sua vida e de sua família por um período de mais quatro anos, mas impacta significativamente no cotidiano de toda uma cidade e de um país como o nosso, composto atualmente de mais de 5.560 municípios.

Dentre os problemas vistos todos os dias escancarados nos jornais, revistas e na televisão, por decisões equivocadas no passado está a CORRUPÇÃO que além de lesar a moral de toda uma nação tem graves efeitos econômicos pois, além de prejudicar a eficiência dos gastos públicos, desestimula os investimentos, reduz o crescimento do país, a geração de empregos, os serviços como educação e saúde, e principalmente a renda da população brasileira.

Mensurar tudo isso é bastante complexo mas segundo a RICAM Consultoria Econômica e Financeira as estimativas indicam que a corrupção reduz nosso PIB em até 2,3% desviando, em valores atuais, cerca de R$ 100 bilhões da economia brasileira todo santo ano. Só para se ter uma ideia da gravidade do problema se este dinheiro não fosse surrupiado seria possível ampliar em sete vezes o Bolsa Família ou dobrar os investimentos públicos em infraestrutura, melhorando estradas, ferrovias, portos e aeroportos. Poder-se-ia ainda como esse dinheiro desviado abolir o imposto de renda sobre rendimentos do trabalho, aumentando o poder de consumo de cada um dos brasileiros ou extinguir o IPI e o IOF, tornando produtos e financiamentos mais baratos no país.

Estima-se segundo a consultoria que em 2012, o mundo perderá R$ 2,5 trilhões somente com a corrupção, isso equivale à metade de tudo que será produzido no Brasil.

Infelizmente, o que vemos cada vez mais são maus exemplos de pessoas que se dizem representantes do povo e que após eleitas se esquecem do mesmo. A pergunta que deveríamos fazer como cidadãos, antes de exercer nosso direito ao voto é a seguinte: o que isso impacta em meu Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar? Pois, quanto custa pagar mais por um plano de saúde ou uma escola particular? Quanto custa não ter um ensino de qualidade que possa competir com outros emergentes como a China, que sim, prepara de forma séria sua futura geração para um mercado cada vez mais competitivo? Quanto custa pagar por ruas e rodovias esburacadas e sem sinalização? Quanto custa erguer muros elevados ou contratar sistemas de monitoramento/rastreamento para garantir nossa segurança? Quanto custa contratar um seguro para o automóvel em função dos altos índices de roubos e furtos apresentados todos os dias? Quanto custa para um país ter um déficit de quase 40% em seu saneamento básico, ou seja, não tem sequer coleta de esgoto em suas residências? É bom lembrar que TODOS esses itens citados são garantidos em Constituição mas que pouco vemos de retorno ao pagarmos nossos tributos.

Caro leitor tudo isso tem um custo elevadíssimo e apesar de votar ser um ato gratuito ele tem consequências econômicas bastante significativas no seu futuro financeiro e de sua família porque mais cedo ou mais tarde descobrimos pelo amor ou pela dor que não existe almoço grátis e que decisões tomadas no passado podem impactar a vida de milhares de pessoas que têm como, às vezes, sua única arma o VOTO.

Boa decisão e que espero muito mais que planejada seja uma decisão consciente e responsável.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”autor-2″ display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”alerta-copia-artigo” display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”inc-chamada-servicos” display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”inc-chamada-newsletter” display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”lista-artigos” display=”content”][/vc_column][/vc_row]

Categorias

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossa novidades!