[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]
O mercado trilionário da longevidade e porque um dia você fará parte dele!
Com a expectativa de vida aumentando cada vez mais as grandes marcas e empresas estão de olho nos “jovens a mais tempo” evidenciando o empoderamento da Terceira ou Melhor Idade. Para termos uma ideia de como evoluímos na longevidade, até 1940 a média de vida do brasileiro era de 45,5 anos de idade sendo que em 2022 isso, praticamente, representa metade do percurso de muitos cidadãos que poderão chegar aos seus 100 anos de vida. Isso se dá, e muito, em razão do avanço da medicina e das melhorias nas condições gerais de vida da população brasileira aumentando a sua expectativa que hoje é de 76,6 anos podendo alcançar 81,29 anos em 2050, assemelhando-se, aos países de primeiro mundo como Islândia (81,80 anos), Japão (82,60 anos), China e Hong Kong. Somado a isso, temos outro fator que é a diminuição da natalidade fazendo com que a proporção de pessoas idosas se torne daqui há alguns anos cada vez mais perceptível e evidenciada nas ruas das grandes e pequenas cidades do país. Pensando nisso, será cada vez necessário que haja profissionais, produtos e serviços dedicados a este público que em 2060 representará mais de 30% da população brasileira. Poucos países envelhecerão tão rápido como o Brasil, porém esta agilidade, não necessariamente, vem acompanhada de prosperidade financeira e dos cuidados aos idosos por parte dos governos através suas políticas públicas. Isso significa que precisaremos nos planejar se quisermos usufruir lá na frente de uma velhice saudável e de uma aposentadoria mais tranquila.
No dia 1º. de outubro será comemorado o Dia do Idoso que é uma data especialmente dedicada àquelas pessoas que possuem mais de 60 anos. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com mais de 6 décadas de vida e isto está inclusive presente na Política Nacional do Idoso (instituída pela lei federal 8.842), de 1994, e no Estatuto do Idoso (lei 10.741), de 2003.
Um ponto que não poderia deixar de mencionar é que para muitos jovens no Brasil, diferentemente, por exemplo, do que ocorre no Japão, onde os idosos são vistos como pessoas extremamente experientes e de grande influência até mesmo em decisões familiares, eles aqui são “os velhos”, as “pessoas antigas”, muitas vezes discriminados, até mesmo, por serem analfabetos digitais, algo totalmente compreensível já que as pessoas nascidas em 2.000 são as nativas dos gadgets e das redes sociais e as anteriores a este ano são os estrangeiros da evolução tecnológica que acelerou vertiginosamente com a massificação da Internet em meados de 1980. Porém, tudo isso vira de ponta cabeça quando vemos personalidades como Fernanda Montenegro (92 anos) que foi recém eleita para a Academia Brasileira de Letras; o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (91 anos); Gilberto Gil e Caetano Veloso, recém completados 80 anos, e fazendo shows por todo o Brasil; Sylvester Stallone (76 anos) que ainda é ator, diretor e roteirista de grandes sucessos do cinema; Arnold Schwarzenegger (75 anos) que, até então, dava vida a lendária máquina de subjugação humana com o seu Exterminador do Futuro e Tom Cruise (60 anos), protagonista agora de Missão Impossível 7, onde atuou por 26 anos na famosa série iniciada em 1996, ou seja, todos com 60 anos ou mais e em suas mais plenas capacidades físicas e mentais. Mas, tem um porém, para se chegar a esta vitalidade e sem aparentar a idade que possuem é preciso ter cuidados com a saúde como, por exemplo, ter uma alimentação mais saudável, praticar atividade física que, não necessariamente, precisa ser de alto impacto e sim basta manter-se em movimento já que o nosso corpo não foi feito para ficar parado e, somado a isso, é necessário dar atenção à saúde mental e ao planejamento financeiro pois, segundo um estudo realizado em 2017 pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão do curso de Administração da Faculdade Doctum, em Vitória, mostrou que os idosos gastam mais da metade de sua renda com remédios e com plano de saúde podendo representar 57% do orçamento familiar.
Ao retomarmos o empoderamento deste mercado, que os mais jovens a mais tempo representam, temos que os brasileiros com mais de 55 anos movimentam quase 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do país isto representa o equivalente a 1,7 trilhões de reais. Diante disso, empresas de automóveis de luxo como a BMW mudou os mostradores de seus carros deixando-os maiores para atender os compradores com mais de 55 anos, a Nike que é uma das maiores fabricantes de artigos esportivos do mundo onde, até então, possuía o seu marketing voltado para os clientes de 18 a 34 anos revisou sua estratégia de negócios para atender outras faixas etárias, dentre elas, o público da terceira idade que caminha, corre mas também participa de maratonas de 42km e que podem, inclusive, serem triatletas na Terceira Idade. Com isso, como vimos além do desenvolvimento de novos produtos e serviços há a possibilidade de contratar pessoas mais velhas que tenham não somente conhecimento comprovado, mas que possam contribuir com suas experiencias vivenciais para a criação de equipes multigeracionais agregando não somente valor a elas, mas também tornando-as muito mais produtivas.
Portanto, podemos concluir que por todas estas razões citadas é preciso dar a devida importância para este mercado, se não pela questão óbvia de que um dia também chegaremos lá, seja pelo potencial gigantesco que estas pessoas representam em termos de sabedoria, assim como, pela sua capacidade de consumir bens e serviços. Somado a tudo isso, muitas delas, são ainda arrimo de família, ou seja, sustentam muitos dos milhares de lares e famílias pelo país através de suas aposentadorias e pensões ou até mesmo de seu crédito consignado, que em muitos casos, por ironia, são tomados para auxiliar os parentes mais jovens.
[/vc_column_text][dt_gap height=”30″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text][insert page=’autor-2′ display=’content’]
[insert page=’alerta-copia-artigo’ display=’content’]
[insert page=’inc-chamada-servicos’ display=’content’]
[insert page=’inc-chamada-newsletter’ display=’content’][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]