Depois da polêmica da última semana que preocupou muita gente sobre a taxação do maior sistema de pagamentos criado pelo Banco Central, mas que não passava de apenas mais um boato das redes sociais, está na hora de nos preocuparmos com coisas mais relevantes, como, por exemplo, com as nossas Finanças Pessoais em 2025, que está apenas se iniciando, onde devemos estar preparados diante dos desafios de mais um ano que se inicia.
Desafios estes que vão desde a alta de inflação que se acumula em 12 meses próximo dos 5%, mas também uma alta prevista de juros que pode chegar a 15% ao ano. Estes juros mais elevados significam duas coisas: oportunidade para quem tem dinheiro ou planeja investir neste ano e risco de aumentar o endividamento caso tenha que tomar empréstimos para honrar algum compromisso, quitar outras dívidas ou aumentar o seu patrimônio, pois os juros devem também refletir sobre os financiamentos a serem adquiridos neste ano.
O início de um novo ano é o momento ideal para revisarmos as metas financeiras e criar um plano para alcançá-las e para isso separei algumas dicas que podem lhe inspirar a fazer um 2025 diferente, pois ninguém quer repetir o mesmo ano 365 vezes e isto vale também para uma das áreas mais delicadas de nossa vida, que é a financeira, pois quando ela vai mal, outros aspectos da nossa vida também são invariavelmente afetados. Para isso, preparei este artigo que traz insights valiosos e práticos para ajudar você a melhorar sua relação com o dinheiro em 2025.
1. Compreenda sua Relação com o Dinheiro
Crie comportamentos financeiros que possam se tornar novos hábitos, pois estes são mais importantes do que o conhecimento técnico que você possui ou que acha que não tem a respeito do assunto e pergunte-se:
- Quais são meus objetivos financeiros plausíveis que podem ser mensurados e alcançados em 2025?
Ter clareza sobre suas motivações e melhorar sua relação com o dinheiro pode auxiliá-lo a tomar decisões mais conscientes em busca de seus objetivos, mas também pode contribuir para dar um primeiro passo importante rumo a uma vida financeira mais planejada, aumentando a sua capacidade de poupar e investir.
2. Listar, Estimar e Investir
Uma das lições mais valiosas, inclusive descrita por Morgal Housel em seu livro Psicologia Econômica, é que a riqueza está em viver abaixo de suas possibilidades, por isso a importância de criar um orçamento simples e eficiente da seguinte forma:
- Liste suas despesas fixas (aluguel, contas, alimentação, saúde, lazer, transporte, etc.).
- Defina um valor para economizar todos os meses antes de gastar e, de preferência, assim que o salário ou pró-labore de sua atividade profissional ou empresarial entrar na sua conta.
- Evite complexidade: quanto mais simples e mais funcional para você, melhor a longo prazo, até mesmo para a construção de um novo hábito financeiro, seja para cortar despesas como para investir.
3. Construa um Fundo de Emergência
Este aspecto financeiro vale ser destacado por ser um dos pontos mais importantes para lhe proporcionar um pouco mais de tranquilidade neste ano de 2025. Tudo isso porque possuir uma reserva de emergência pode proteger você de imprevistos e reduzir o estresse financeiro em situações imprevistas:
- Economize de três a seis meses de despesas essenciais. Se você é um profissional liberal, assim como eu, busque ter 12 meses de suas despesas mensais salvaguardas em investimentos com possibilidade de resgate em até 1 dia no máximo, ou seja, com liquidez diária e, importante, com baixíssima volatilidade que significa menor risco, como por exemplo, títulos públicos atrelados a Selic, CDBs com liquidez diária ou fundos de investimento em renda fixa que possam ser disponibilizados em D+1 (resgate em até 1 dia útil).
- Use uma conta separada e de fácil acesso para criar este fundo de reserva de segurança.
- Considere automatizar essa poupança para garantir consistência e o débito automático é uma excelente opção para isso.
4. Invista no Longo Prazo
Em vez de buscar ganhos rápidos, foque na consistência e na paciência ao investir mês a mês até que este ato se torne um hábito.
- Diversificação: evite colocar todos os ovos na mesma cesta.
- Consistência: contribua regularmente, mesmo com valores pequenos. Inicialmente, não importa o valor a ser investido até que o hábito seja internalizado e depois disso, sim, é importante mensurar o que é necessário poupar mensalmente para atingir o objetivo desejado além do seu prazo.
- Educação: aprenda sobre opções de investimento como a renda fixa, ao invés de deixar apenas o dinheiro na Caderneta de Poupança, mas se esta for a única opção disponível inicialmente, que seja por ela.
5. Aceite a Incerteza
Segundo Housel, não podemos prever o futuro, mas podemos nos preparar para ele. Isso significa:
- Planejar para o inesperado: esteja pronto para ajustar seus planos conforme a vida muda, pois ela é dinâmica.
- Evitar alavancagem excessiva: o endividamento pode amplificar riscos.
- Celebrar pequenos avanços: o progresso constante é mais importante do que a perfeição.
6. Reflita sobre suas Prioridades
Ao longo do ano, é fácil se distrair com despesas não planejadas e sair dos trilhos. Para manter o foco:
- Revise suas metas financeiras regularmente.
- Questione-se se suas despesas estão alinhadas com seus valores.
- Lembre-se: riqueza não é apenas acumular dinheiro, mas viver uma vida que você valoriza.
7. Busque Conhecimento Continuamente
O aprendizado é um investimento que sempre vale a pena, por isso a importância de iniciar 2025 de maneira diferente!
Leia livros, invista em sua Educação Financeira e participe de cursos, palestras ou contrate uma consultoria para auxiliá-lo a desenvolver habilidades financeiras que lhe ajudem, assim, a conhecer melhor sobre uma matéria que não é ensinada ainda nas escolas que é a Educação Financeira, mas também sobre outros assuntos como, por exemplo, controle de fluxo de caixa doméstico, como os juros compostos funcionam, a importância de investir disciplinadamente, controle de gastos e até mesmo como funcionam o cheque especial e o rotativo de um cartão de crédito. Lembre-se de que uma mente bem informada toma melhores decisões com relação ao dinheiro e evita desperdícios com coisas que não levarão ao destino que almeja atingir.
Para isso, conte sempre com a ajuda de um profissional com a certificação CFP® que, em 2025, estará lhe apoiando não apenas neste, mas ao longo dos próximos anos de sua vida! Foque em simplicidade, disciplina e numa visão de longo prazista para transformar sua vida financeira. Inicie a sua jornada, desde já, e dê um pequeno passo em direção ao futuro que você deseja construir!
Feliz 2025 a todos e contem conosco!
Rogério Nakata é Planejador Financeiro CFP® da Economia Comportamental e palestrante sobre os temas Educação Financeira e Planejamento Financeiro de grandes organizações públicas e privadas.