Apagão ou interrupção temporária dos recursos financeiros?

Recentemente tivemos um “apagão” ou segundo as autoridades responsáveis uma pequena interrupção no fornecimento de energia que abrangeu nada mais, nada menos na madrugada do dia 4 de Fevereiro, oito Estados do Nordeste causando prejuízos não só para os consumidores, mas também para o patrimônio público, para o comércio e para a indústria.

Trazendo isso para o nosso dia a dia é possível de uma hora para outra termos um apagão financeiro?

Com certeza essa possibilidade existe e por isso o planejamento financeiro se faz presente e tão importante na vida das famílias para que elas possam programar interrupções no fornecimento de recursos financeiros e realizar as suas devidas manutenções evitando transtornos causados pela falta de emprego, por uma doença grave, pelo consumo compulsivo ou por eventualidades que podem ocorrer a qualquer momento na jornada de qualquer pessoa.

Para isso é necessário antes de pensar em investir ou gastar aquilo que não tem proteger-se contra essas interrupções financeiras criando reservas de pelo menos seis meses a um ano de seu salário para o caso de um desemprego repentino ou queda de renda.  Mas também não podemos deixar de lembrar que a nossa vida pode ser interrompida e para isso precisamos ter um bom seguro de vida que proporcione em sua falta o abastecimento daqueles que dependiam financeiramente de você. Somado a isso, a saúde é outro aspecto importante que não pode ser esquecido e que também pode ocasionar interferências em seu planejamento financeiro caso você não tenha um bom plano hospitalar. Para que as manutenções de seu padrão de vida não sejam prejudicadas é fundamental que essa rede esteja alicerçada por um bom Plano de Investimento que bem planejado poderá manter estabilizada sua vida financeira por um longo tempo.

Portanto, assim como o setor elétrico nacional precisa de investimentos para manter o sistema operante e levando desenvolvimento ao país, o mesmo acontece conosco que precisamos frequentemente estar investindo em nossos Projetos de Vida, criando novos hábitos com relação ao dinheiro, administrando melhor nossos recursos e desenvolvendo nossa Educação Financeira.

Categorias

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossa novidades!