[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]
Nem o aumento do compulsório pelo governo aos bancos afugentou o consumidor a procurar mais crédito que por esse fato pode deixá-lo mais caro. Segundo levantamento do SERASA em Novembro a alta da busca por crédito fácil e farto foi de quase 20% em comparação ao ano passado, ou seja, isso mostra que a tendência é de um novo recorde de compras nesse final de ano. O mais interessante disso tudo é que o SCPC fez um mutirão recentemente chamado “Acertando as Contas” promovida pela Boa Vista Serviços para conciliar as dividas de inadimplentes que queriam ter seu nome limpo na praça, mas, o que se percebe é que essas pessoas tiraram seus registros das instituições de proteção ao crédito para fazerem mais dívidas. Parece um absurdo, porém, é isso que acontece quando a união entre vontade de consumir e uma boa dose de publicidade adicionada a essências borrifadas pelas lojas que geram no consumidor o desejo de comprar. Comprometendo todo seu décimo terceiro ele não percebe que está diante de uma grande armadilha que será fechada no começo do ano com o pagamento de impostos sobre propriedades além dos reajustes de escolas e aluguéis. Por isso, que a reação de muitos consumidores quando se fala sobre Planejamento Financeiro ou Educação Financeira é de torcer o nariz, pois, assimilam esses importantes conceitos como algo de gente sovina, chata, que resumem tudo ao dinheiro ou a questões financeiras. Ainda mais numa época tão festiva e que leva as pessoas irracionalmente a enfrentarem terríveis congestionamentos nos shoppings centers para comprar seus presentes a todo custo e a qualquer preço.
Uma das funções do planejamento financeiro e que muitas pessoas desconhecem é que ele pode ajudá-lo a “Comprar Melhor”. É isso mesmo que estou lendo? Comprar Melhor? Sim e porque não? O dinheiro foi feito para gastar, atualmente está servindo até de adubo em pesquisas agronômicas mais recentes, mas sua função principal é gastá-lo com consciência e da melhor forma possível proporcionando bem estar e Qualidade de Vida a você e a sua família.
Para isso algumas regras são importantes na hora de comprar para que não gaste com coisas que não precisa com dinheiro que não tem, às vezes até, para impressionar as pessoas que não gosta:
• Pergunte-se: Eu realmente preciso disso? Eu preciso disso agora ou posso aguardar e juntar o dinheiro necessário para comprar a vista? Nesse caso o planejamento financeiro atrelado a um bom plano de investimento pode orientá-lo em conquistas de curto, médio e longo prazo, pois comprando o mesmo produto à vista você terá descontos que não conseguiria em uma aplicação financeira;
• Pesquise antes de ir as compras utilize a tecnologia a seu favor fazendo uso da Internet para saber o valor do produto desejado antes de ir às lojas;
• Peça desconto sempre, pois, se você tem dinheiro para comprar a vista você precisa ser recompensado por isso e uma forma de fazê-lo e receber um abatimento pelo valor anunciado.
• Cuidado ao mostrar ansiedade na hora de comprar ou adquirir um produto ou serviço, pois como Warren Buffet, um dos investidores mais ricos do mundo, diz: “Se você não for capaz de controlar suas emoções você não será capaz de cuidar de seu dinheiro”
• Peça Nota Fiscal aproveite os benefícios dos programas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo para receber uma parte do ICMS pago pelo estabelecimento além de concorrer a prêmios em dinheiro, mas também servirá de comprovante para a troca do produto em caso de defeito;
• Doe aquilo que não lhe faz mais falta ou que possa ser importante a outro. Lembre-se que nem todas as pessoas têm o mesmo poder aquisitivo que o seu e talvez não tenham sequer companhia ou presentes nesse fim de ano, mas que você pode melhorá-lo através de um simples gesto.
• Evite os parcelamentos a perder de vista, pois ninguém quer começar o ano com dívidas, mas para isso deve-se controlar a ansiedade pelo consumo e planejar muito bem suas despesas para que não ultrapasse a sua receita.
Portanto, viva dentro de suas possibilidades financeiras fazendo do dinheiro seu escravo e não seu mestre e comece uma nova vida através de novos hábitos e costumes que podem ser alimentados e alicerçados por um bom planejamento financeiro.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row margin_top=”40″ margin_bottom=”0″ padding_left=”40″ padding_right=”40″ bg_position=”top” bg_repeat=”no-repeat” bg_cover=”false” bg_attachment=”false” padding_top=”40″ padding_bottom=”40″ parallax_speed=”0.1″][vc_column width=”1/1″][insert page=”autor-2″ display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”alerta-copia-artigo” display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”inc-chamada-servicos” display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”inc-chamada-newsletter” display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”lista-artigos” display=”content”][/vc_column][/vc_row]