A disciplina como grande aliada do planejamento financeiro

[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]

Quem nunca ouviu dizer que dinheiro na mão é vendaval? É um ditado popular muito interessante que mostra como as pessoas lidam com seus recursos financeiros. Muitos reclamam que não tem tempo para cuidar daquilo que ganham e que não tem a disciplina suficiente para mudar sua relação com dinheiro. O interessante é que essa disciplina que as pessoas alegam não terem está presente em outras áreas de suas vidas que acabam passando despercebidas como acordar todo dia e trabalhar 8, 10, 12 horas diárias, frequentar lugares bacanas todo fim de semana, sem exceção, e despender quase a mesma quantidade de recursos que gastou na semana anterior, seguir disciplinadamente as tendências da moda e adquirir as ultimas novidades nas lojas, gastar a mesma quantidade absurda de minutos em ligações celulares todos os meses, ou seja, resumindo as pessoas são disciplinadas para gastarem, mas não para investirem melhor seus recursos e valorizarem aquilo que ganham, pois é muito mais fácil ter agora do que esperar para ter mais depois.

A própria definição de poupar é a de abrir mão de recursos no presente para obter maiores possibilidades de conquistas no futuro, porém para que elas possam ser realizadas é necessária a mesma disciplina que você já tem para enfrentar as dificuldades ou prazeres do seu dia-a-dia. Concordo que não é fácil, pois, se fosse, qualquer pessoa o faria por isso não é a toa que de cada 10 pessoas que se aposentam apenas uma é independente financeiramente. Planejamento financeiro requer disciplina assim como acordar cedo todo dia pela manhã para o trabalho ou para fazer exercícios para se manter em forma. É algo que no começo parece ser difícil, mas que com o passar do tempo se torna tão natural como escovar os dentes ou tomar banho, com uma vantagem bastante importante, onde o sacrifício empregado é temporário, mas os benefícios podem ser para sempre se estivermos bem planejados.

Nunca é fácil deixar de fazer aquilo que gostamos, mas é muito mais difícil não fazer aquilo que é necessário para uma vida financeira mais planejada e tranquila. Com certeza temos muitas coisas que serão muito mais interessantes de serem realizadas com 30 do que com 60 anos de idade, mas que também existem outras que precisam ser planejadas aos 30 para que não façam falta aos 60.

Nem tanto ao céu e nem tanto a terra é o segredo de uma vida financeira feliz, pois não adianta vivermos somente o futuro sem prestigiarmos o presente, mas também não devemos viver só o presente como se não existisse futuro. Sobre isso existem frases curiosas como a que costumeiramente ouvimos em nossas palestras: “Eu não invisto, pois além de não ter dinheiro para fazê-lo eu não sei se vou viver até os 80, 100 anos”. A questão não é ter ou não dinheiro, mas sim se chegarmos lá, como gostaria de estar? Planejado ou quebrado? Essa é uma resposta que só você pode dar a si mesmo e à sua família. O planejamento financeiro é apenas um passo diante de uma jornada, que se bem realizado, pode levar você a um presente mais vivido e a um futuro mais tranquilo.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”autor-2″ display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”alerta-copia-artigo” display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”inc-chamada-servicos” display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”inc-chamada-newsletter” display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”lista-artigos” display=”content”][/vc_column][/vc_row]

Categorias

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossa novidades!