[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]Após a conquista de bens duráveis, não duráveis e diante de oportunidades nunca vistas nesse país o foco se torna outro: pagar as contas.
Como pagar tudo aquilo que adquiri? Será que esse era o momento de me endividar, será que não dei um passo maior que a minha perna?
Para muitas famílias que hoje se fazem essas perguntas, e que se encontram em uma situação financeira complicada, o Planejamento Financeiro Familiar prévio poderia tê-los auxiliado a não chegarem nesse estágio que muitos alcançam de superendividamento pela compulsividade e por tomadas de decisões irracionais. Daniel Kahneman, prêmio Nobel de Economia em 2002 e professor de Economia na Princeton University e de Assuntos Públicos na Woodrow Wilson School, já dizia que nós, seres humanos, com relação ao dinheiro, somos seres emocionais. E faz muito sentido essa afirmação, pois, comprar coisas que não se precisa com o dinheiro que não tem para impressionar as pessoas que não gosta é um excelente exemplo de uma síndrome cada vez mais comum nos dias de hoje, o chamado “STATUS PELATUS”. Pessoas com carros zeros, importados e casas de alto padrão financiadas a perder de vista se sentem donas de bens que não são delas efetivamente até que consigam pagar a ultima prestação de seus carnês. Muitas famílias nem percebem que em seus contratos de financiamentos existem terminologias e cláusulas jurídicas, como a alienação fiduciária que significa que em caso de inadimplência o bem pode ser tomado pelo credor com mais facilidade do que no passado, ou seja, esses bens não são delas e sim do banco, da instituição financeira até que se honre todo o compromisso financeiro assumido, que na maioria das vezes, foi adquirido num piscar de olhos sem uma análise mais crítica ou racional.
Relatos de pessoas que perderam conta de suas finanças se tornam mais comuns mesmo em ambientes onde se tem receitas pomposas, mas com gastos além de sua capacidade de financeira passam a ser a maior das dores de cabeça daqueles que não se planejaram financeiramente e que seguiram os seus instintos mais primitivos de ter sem se perguntar se conseguiriam “poder”.
O desconhecimento sobre o tema Planejamento Financeiro Familiar ainda é tão grande quanto à dimensão desse país-continente que sofre constantemente com as mazelas de uma educação básica que já não sabe se ensinar errado é certo e se o certo pode ser errado. Infelizmente essa conversa não se aplica quando o assunto é nosso dinheiro, pois esse sim, ao contrário de nós não leva desaforo e uma vez a família mal planejada e mal educada financeiramente pode fazer com que se leve anos para alcançar o seu equilíbrio financeiro.
As famílias ainda têm dificuldades em assimilar que é muito mais barato contratar alguém que possa ajudá-las com o Planejamento Financeiro Familiar do que pagar centenas de reais ou até milhares para a administradora de seu cartão de crédito ou para a instituição que lhe forneceu seu cheque especial que mais parece um cheque ESPACIAL onde o gerente da sua conta não para de aumentar seu limite para que você possa fechar o mês. Então como numa dieta preferem começar na segunda e terminar na sexta sem qualquer plano de ação ou metodologia que suporte essa legítima, mas, na maior parte das vezes, não sustentável vontade de mudar de vida.
Em suma viver bem não quer dizer viver tranquilo nos dias de hoje. Ter um bom Planejamento Financeiro Familiar pode lhe ajudar a não só ter aquilo que deseja, mas auxiliá-lo a repensar se realmente precisa daquilo evitando que se torne escravo de seu próprio prazer embebido de uma forte e justificada razão EMOCIONAL que serve sempre de desculpas para as ações que tomamos ao longo de nossa vida financeira.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”autor-2″ display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”alerta-copia-artigo” display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”inc-chamada-servicos” display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”inc-chamada-newsletter” display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”lista-artigos” display=”content”][/vc_column][/vc_row]