Planejamento Financeiro para momentos de crise

[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]

Enquanto muitos choram, outros vendem lenços!

[/vc_column_text][dt_gap height=”30″][vc_column_text]Em momentos de queda na bolsa é interessante perceber que as pessoas se desinteressam por temas como Educação Financeira, Planejamento Financeiro e principalmente por investimentos em ações sem se atentar que o mercado é cíclico e por isso é chamado de mercado de renda variável onde só se perde dinheiro quando se resgata os ativos em momentos de baixa (realização de prejuízo) como no caso em que passamos recentemente na semana passada com investidores apavorados em função da eminência de uma nova crise. O interessante disso tudo é que o “efeito manada” acaba tirando a racionalidade das pessoas com relação a seus Projetos de Vida e o foco de seu Planejamento Financeiro que deveria ser pautado com horizonte de longo prazo. Não se investe em bolsa para comprar um carro daqui a seis meses ou um imóvel em um ano, pois se você tem um projeto com prazo definido e sabe que o investimento em bolsa é de longo prazo (não menor do que 5 anos) por que se desesperar?

Nesse momento de pânico vale a máxima utilizada pelos grandes investidores: A bolsa é a transferência de recursos dos desesperados para os tolerantes. E é isso que acontece quando o investidor se precipita ao resgatar seus ativos antes do prazo inicialmente estipulado para sua maturação em detrimento a seu Projeto de Vida, ou seja, transferem seus recursos para aqueles que estão planejados . No geral a maioria das pessoas compra ou vende suas ações pelas notícias veiculadas pela imprensa e não por analisarem corretamente os fundamentos das empresas pelas quais elas se tornaram sócias. E por não analisarem esses fundamentos elas deixam passar aspectos importantes como o P/L (Preço/ Lucro Líquido por ação) * e P/VPA (Preço/ Valor Patrimonial por ação) * de suas ações ocasionando a compra ou venda por impulso, ou seja, vendendo na baixa e comprando na alta sendo que o correto é exatamente fazer o contrário para que possa ser bem sucedido no mercado de capitais.

Por isso, o título desse texto mostra que em momentos de crise aqueles que têm informação e têm muito bem definido o Objetivo e Prazo de seus Projetos de Vida suportam melhor o sobe e desce da bolsa, pois sabem que pode ser um bom momento para comprar mais ações já que estão mais baratas possibilitando assim aumentar sua carteira de ações e com isso a possibilidade de maiores retornos no futuro. Quem diria Warren Buffet que é um exímio investidor e um dos maiores investidores do mundo e que pauta sua decisão no crescimento em lucros e vendas das empresas em quem é sócio e não em notícias que saem no jornal . Algumas ações estão com seu P/L e P/VPA muito próximos a crise de 2008 podendo ser uma boa oportunidade para comprar mais papéis ao invés de vendê-los. Portanto, o Planejamento Financeiro é fundamental nesses momentos de crise, pois com ele podemos independentemente da ação estar em alta ou em baixa fazermos nossos Investimentos Frequentes Diretos que diminuíram nosso preço médio e consequentemente trazendo ganhos mais expressivos em relação às aplicações em renda fixa.

*P/L: Esse indicador mostra em quantos anos o investidor irá recuperar o valor investido na empresa (quanto menor melhor). Por esse indicador consegue-se avaliar o nível de atratividade do preço de uma ação em relação ao preço de outras ações.

*P/VPA: Aponta quanto o mercado paga para cada real investido pelo acionista (quanto maior mais cara ou menos atrativa a ação está relativamente à parcela do ativo total que cabe aos acionistas).

 

Veja alguns exemplos de P/Ls e P/VPAs atuais e antes da crise de 2008:

Empresa Código do Ativo 2011* 2008*
P/L P P/VPA P/L P/VPA
PETROBRAS ON PETR3 5,9 0,8 6 1,3
PETROBRAS PN PETR4 5,3 0,7 4,9 1,1
VALE ON Vale 3 4,9 1,5 5,1 1,2
VALE PNA Vale 5 4,5 1,4 4,6 1,1
Banco do Brasil BBAS3 5,3 1,2 6,5 1
TAM TAM 4,3 0,4 6,7 0,7
CSN CSNA3 6,3 2,6 8 2
BM&F BOVESPA BVMF3 14 0,8 16 0,4
ELETROPAULO ELPL4 3,8 1,3 7,5 1,1
PÃO DE AÇUCAR PCAR4 20,1 1,9 24,3 1
*Fonte: Economática
**Segundo cotação de 27/10/2008

 

Em suma de que lado você quer estar em momentos de crise? Daqueles que choram ou dos que vendem lenços? Ah, mas muitos devem dizer após essa minha colocação que não sabem vender lenços, porém cabe outra pergunta: Será que não vale a pena aprender?

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”autor-2″ display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”alerta-copia-artigo” display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”inc-chamada-servicos” display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”inc-chamada-newsletter” display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”lista-artigos” display=”content”][/vc_column][/vc_row]

Categorias

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossa novidades!