Novas regras para o Tesouro Direto atraem o pequeno investidor

[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]Enquanto milhares de estrangeiros investem no Brasil em busca de uma melhor remuneração do seu capital, o que representa algo em torno de 42% do dinheiro investido em Bolsa de Valores, o brasileiro ainda prefere pagar juros de empréstimos que além de serem os mais caros do mundo são também os mais curtos. Só para ter uma ideia apesar de mais de 10 anos da criação pelo Tesouro Nacional do sistema de aquisição de títulos públicos pela Internet chamado Tesouro Direto existem pouco mais de 296 mil investidores segundo dados do próprio Tesouro.

Porém, essa realidade pode mudar com as novas funcionalidades do Tesouro Direto onde o pequeno investidor poderá contar com uma aplicação tão segura como a Caderneta de Poupança só que com um diferencial significativo para aqueles que têm um horizonte acima de 12 meses que é a possibilidade de render 30% mais que a tradicional Poupança contribuindo para o seu Planejamento Financeiro e seus Projetos de Vida.

E para que o brasileiro fuja das altas taxas cobradas pelos fundos de investimento, que por sua vez, ele nem as discute e nem faz as devidas contas e que por isso deixa mais de 50% de uma rentabilidade que poderia ser sua, o Tesouro Nacional nesse último sábado, dia 02, tornou mais fácil ao pequeno investidor a aquisição de títulos públicos, incentivando-o, a colocar os juros para trabalhar a seu favor. O melhor de tudo isso é que com uma aplicação inicial de aproximadamente R$70,00 e com taxas de administração que podem chegar a zero, dependendo do agente de custodia escolhido ele já pode iniciar seus investimentos. Porém, tente conseguir junto a seu banco uma aplicação em um fundo com um investimento inicial tão baixo sem que lhe cobre um taxa de administração menor do que 1,5% ao ano.

Antes de começar a investir é preciso entender o que é um título público que nada mais é que um empréstimo que você faz ao governo para que o mesmo possa continuar investindo em infraestrutura, saúde e educação, ou seja, ao emprestar esse dinheiro além de contribuir para o crescimento do país você receberá um rendimento sobre o valor investido que pode ser combinado no momento da compra (como as LTN’s) ou atrelado a um índice como a Taxa Selic (as LFT’s) ou ainda adicionar um fator de proteção extra a seu capital aplicado em caso de alta de inflação pelo IPCA (as NTN-B’s).

Dentre as novas funcionalidades estão o agendamento de compra, de venda, reinvestimento dos juros e do valor resgatado no vencimento da aplicação.

Agora os investidores do Tesouro Direto poderão agendar suas negociações no programa. A aplicação programada contempla as funções de compras, vendas e a reaplicação automática dos juros semestrais dos títulos (os cupons) e do valor a ser resgatado nas datas de vencimento.

Outra coisa interessante é que antes do dia da realização da operação, todos os agendamentos feitos poderão ser consultados e alterados a qualquer momento pelo investidor. Ainda, caso um determinado título envolvido na programação deixe de ser ofertado, o investidor será avisado por correio eletrônico e poderá refazer sua programação. Caso o investidor não altere seu agendamento, este será cancelado automaticamente.

Para finalizar o investidor obterá redução nos custos por meio de uma menor taxa de negociação da BM&FBOVESPA sendo que a partir da terceira compra realizada pelo agendamento de compra, a taxa de negociação cobrada cairá de 0,10% para 0,05%. Além disso, ao optar pelo reinvestimento automático do vencimento do título ou do cupom semestral de juros, o investidor não pagará taxa de negociação.

Para saber mais sobre as novas funcionalidades do Tesouro Direto 2012 baixe a cartilha através do link: http://www.economiacomportamental.com.br/tesourodireto2012.asp [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”autor-2″ display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”alerta-copia-artigo” display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”inc-chamada-servicos” display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”inc-chamada-newsletter” display=”content”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][insert page=”lista-artigos” display=”content”][/vc_column][/vc_row]

Categorias

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossa novidades!