[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]
Feliz Ano Novo: É hora de trocar as promessas por boas práticas financeiras!
No início de 2024 é comum estabelecermos metas e resoluções para o novo ano que se renova. Entre essas aspirações para o Ano Novo estão ganhar mais dinheiro, conseguir pagar as dívidas, comprar uma casa e conseguir um emprego. A busca por uma vida financeira mais saudável é uma prioridade compartilhada por muitos e, portanto, gostaria neste breve bate papo de compartilhar algumas orientações práticas para auxiliar os leitores à atingirem sua tão sonhada estabilidade financeira em 2024:
- O orçamento como um guia do caminho financeiro a ser percorrido:
A construção de um orçamento sólido é o ponto de partida fundamental para uma vida financeira mais saudável em 2024. Para isso defina metas realistas, considere suas despesas fixas e variáveis, e utilize ferramentas que podem ser desde um caderninho de notas até mesmo aplicativos desenvolvidos justamente para esta finalidade de forma que possa mapear a situação atual e ajustar seus gastos ao longo do ano. Acompanhe seus gastos diariamente utilizando a tecnologia a seu favor e que está na palma das mãos por meio de aplicativos financeiros ou planilhas para entender para onde seu rico dinheiro está indo.
- Construção do Fundo de Emergência:
Um fundo de emergência robusto e não menor do que 6 meses de suas despesas mensais é um importante objetivo que deve ser perseguido com determinação pois, mesmo não sendo uma tarefa fácil é algo extremamente necessário para que 2024 seja mais próspero financeiramente. Portanto, reserve parte de sua renda mensal para criar esse fundo emergencial garantindo, com isso, que você esteja preparado para enfrentar imprevistos, que irão ocorrer inevitavelmente uma hora ou outra. Tudo isso para não ter mais que comprometer suas finanças ao tomar dinheiro emprestado de bancos e financeiras.
- Investir no Futuro:
Explore estratégias de investimento alinhadas aos seus objetivos financeiros. Diversifique seus investimentos para mitigar riscos e considere procurar orientação profissional para tomar decisões informadas mas fique atento se os produtos oferecidos estão alinhados com seus objetivos e projetos de vida.
- Redução de Dívidas:
Crie um plano e priorize o pagamento de dívidas com juros elevados. Mesmo com os juros do rotativo do cartão de crédito ter reduzido para até 100% isso não significa que seja bom se endividar e pagar o dobro de algo que poderia ser adquirido de forma planejada à vista. Explore opções de consolidação ou refinanciamento de suas dívidas para aliviar o endividamento atual de forma a se encaixar novamente nos trilhos rumo a vida financeira mais equilibrada em 2024.
- Educação Financeira Contínua:
Investir em conhecimento é investir em si mesmo. Dedique tempo para iniciar seu conhecimento ou até mesmo aprimorar sua Educação Financeira, compreendendo conceitos como investimentos, juros compostos e estratégias de economia eficazes para o seu dia-a-dia. Construa novos hábitos financeiros!
Se puder indicar uma série rápida e bem interessante na Netflix sobre este assunto seria a Arte de Economizar.
- Negociação Inteligente:
Revise suas despesas fixas regulares e explore oportunidades de economia fazendo enxugamentos, eliminação de ralos e ajustes no orçamento. A habilidade de negociar tarifas com fornecedores, por exemplo, apesar de parecerem insignificantes podem resultar em economias relevantes ao longo do tempo.
- Protegendo Seu Patrimônio:
Certifique-se de que suas apólices de seguro (vida, saúde, propriedade) oferecem a cobertura adequada. Isso proporcionará tranquilidade financeira diante de eventos inesperados e lembre-se que situações indesejadas podem acontecer comigo e com você!
- Planejamento de Aposentadoria:
Inicie ou fortaleça seu plano de aposentadoria, ajustando suas contribuições regularmente para garantir uma aposentadoria tranquila e confortável. Ajuste regularmente suas contribuições de acordo com seu plano financeiro de longo prazo. Aproveite a mudança na legislação recém-aprovada pelo governo que permite ao investidor escolher seu regime tributário (Progressivo ou Regressivo) no momento do resgate do patrimônio acumulado e não mais na contratação do plano de previdência. Programe-se, então, para realizar aplicações mensais “compulsórias” para você mesmo na forma de débito automático, por exemplo, para acumular desde já os recursos necessário para a manutenção de sua aposentadoria.
- Desenvolvimento Profissional:
Invista em seu desenvolvimento profissional para aumentar suas habilidades e oportunidades de carreira, o que pode se traduzir em ganhos financeiros a médio e longo prazo.
- Revisão e Ajustes:
A nossa vida financeira é dinâmica. Faça revisões regulares de seu plano, ajustando-o conforme as suas necessidades e expectativas. Isso garantirá que suas metas financeiras permaneçam alinhadas com sua realidade.
Lembre-se de que a disciplina e a consistência são essenciais para alcançar uma vida financeira saudável. Implemente essas orientações gradualmente e adapte-as à sua realidade. Por fim, em razão deste dinamismo conte sempre com apoio de um profissional com a certificação CFP® que pode auxiliá-lo neste início de ano a dar um passo para a direção certa ao invés de sair correndo para o lado errado em 2024.
[/vc_column_text][dt_gap height=”30″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text][insert page=’autor-2′ display=’content’]
[insert page=’alerta-copia-artigo’ display=’content’]
[insert page=’inc-chamada-servicos’ display=’content’]
[insert page=’inc-chamada-newsletter’ display=’content’][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]