Estive recentemente fazendo um check-up anual de minha saúde física e conheci o Dr. Klauss um médico tipicamente de família, cabelos todos brancos, esguio, aparentando possuir por volta de 80 anos, clinicando, lúcido e de uma atenção que encanta à todos que passam pelo seu tradicional consultório. Os móveis antigos, livros de papel em sua estante com portas de vidro, sem computador, impressora ou facebook, alguns remédios fornecidos, imagino, por propagandistas sobre a mesa de madeira colonial, estetoscópio no pescoço, um pequeno receituário para descrição de medicamentos aos pacientes, papéis sulfites brancos para anotações, são suficientes para seu impecável atendimento. Contudo o que mais me impressionou dos vinte minutos que estive ali não era o rústico consultório do experiente doutor de carreira nem de não ter me liberado rapidamente como em outras consultas que já fiz com outros profissionais da saúde, mas sim o seu profundo interesse em conhecer quem eu era, o que fazia, como era meu estilo de vida, o meu histórico familiar de possíveis doenças, além de medir minha altura e peso, mas também tirar pessoalmente minha pressão arterial, ou seja, uma pessoa profundamente interessada em meu Contexto de saúde. Algo bem diferente do que as vezes percebemos quando entramos numa corretora ou em uma agência bancária onde, em muitos casos, existe um maior interesse em conhecer o quanto temos em nossos bolsos para investir ou vender produtos que não precisamos e que não estão alinhados com nossos Projetos de Vida do que uma profunda preocupação com nosso Contexto. Tudo isso talvez pelo enorme número de clientes a serem atendidos, ficando praticamente impossível dar a atenção necessária e merecida, como a que obtive com o experiente e prestativo Dr. Klauss.
Ao final do seu atendimento o mesmo me levou até a porta, agradeci a minuciosa consulta, estendi minhas mãos e recebi um caloroso cumprimento juntamente com as seguintes palavras: Não precisa agradecer, disponha, pois esse é o meu trabalho.
É claro que saindo do seu consultório não pude deixar de fazer a inevitável e reflexiva comparação desse dedicado profissional apaixonado pela sua atividade com a nossa também apaixonante carreira de Planejador Financeiro Pessoal e Familiar que necessita, por sinal, da mesma riqueza de detalhes para cuidar de outro tipo de saúde que é a financeira e que quando mal gerida pode desencadear uma série de doenças patológicas, emocionais e de ordem social. Possuir um profundo conhecimento e interesse genuíno pelo Contexto do cliente é a razão de ser de um planejador que não somente se envolve, mas, se compromete em alinhar os anseios e Projetos de Vida dessas famílias. Não há interesse em vender produtos mas sim de ajudá-los não só a fazer mais com aquilo que ganham mas de lhes proporcionar um meio pelo qual possam construir as verdadeiras razões pelas quais eles estarão dispostos a se dedicar para a realização de seus Sonhos. É óbvio que ninguém acorda pela manhã “morrendo” de vontade em contratar um Planejador Financeiro, pois talvez nem conheça a profissão e onde buscar esse auxílio profissional. No entanto, deveria e muito pensar a respeito, pois em países com tradição de 4 décadas como nos Estados Unidos é comum os casais buscarem o auxílio desse profissional para que este possa ajudá-los a dar um primeiro importante passo nesse mundo complexo do dinheiro e das finanças pessoais, pois como Planejadores Financeiros temos a oportunidade de ouvir as pessoas e dedicar integralmente às suas necessidades para que consigam obter um melhor relacionamento com o seu dinheiro buscando não só entender seu Contexto ou a construir um, mas, também em questões relacionadas à diminuição ou eliminação do seu endividamento.
Um Planejador Financeiro também pode auxilia-lo em questões tributárias, na escolha do melhor regime de comunhão, transferência de patrimônio para as futuras gerações através de um adequado planejamento sucessório, mas também são tratados assuntos nunca antes detalhados e de extrema importância como a garantia da proteção do seu patrimônio começando pelo básico que é a segurança imediata daqueles que dependem financeiramente de você além de ajudá-lo a entender o investidor que você em detrimento ao investimento que você faz. Tudo isso é o que esse profissional pode fazer por sua vida e pela sua saúde financeira e por isso é considerado com umas das 30 profissões do futuro segundo o ranking de Carreiras do Futuro da Revista Você S/A e portanto conhecido como o verdadeiro médico das finanças pessoais. Por essa razão quando se tem um problema em seu carro você procura um mecânico e quando está com dor de dente você busca um dentista e não o contrário. Assim para cuidar de suas Finanças Pessoais e de seu Patrimônio Financeiro nada melhor contar com alguém que não se dedica somente a uma árvore, mas que conhece a floresta e que pode lhe guiar pelas trilhas e vales que lhe levarão rumo aos seus cobiçados Projetos de Vida, alicerçados por um adequado e dinâmico Planejamento Financeiro suportado, por sua vez, por um profissional tarimbado e treinado para essa finalidade que é o Planejador Financeiro Pessoal e Familiar.
Enfim, acho que entendo perfeitamente quando o Dr. Klauss diz que é apenas seu trabalho, pois, a verdadeira recompensa de nossa atividade não está no agradecimento, mas, assim como o médico, está na capacidade de tocar e mudar vidas como também de preservá-las.
Serviços de Planejamento Financeiro
Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar
O Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar tem como objetivo auxiliar na acumulação de bens e valores que irão formar o patrimônio de uma pessoa ou de uma família através de um acompanhamento profissional que estimule às boas práticas financeiras associado com fundamentos da educação financeira e das finanças comportamentais. Com ele é possível arquitetar estratégias para a conquista de importantes objetivos e Projetos de Vida que podem ser desde acumular recursos para a aquisição de um imóvel, faculdade ou intercâmbio dos filhos, iniciar um negócio próprio, planejar a aposentadoria mas também proteger sua família contra eventualidades que podem ocorrer ao longo de sua jornada financeira.
Palestras Financeiras
Palestra in Company sobre
Educação Financeira e Planejamento Financeiro
Nesta palestra com o Planejador Financeiro Rogério Nakata, a empresa Economia Comportamental oferece aos colaboradores de sua empresa conceitos fundamentais sobre Educação Financeira e Planejamento Financeiro Pessoal auxiliando-os na administração de seu dinheiro, na solução de problemas financeiros, na eliminação de dívidas e no uso consciente do crédito. Tudo isso, de forma didática e descontraída desmistificando o linguajar “economês” que impede muitas pessoas de se interessarem sobre um assunto tão relevante
Curso sobre Educação Financeira e Planejamento Financeiro
Cursos in company
Nos Cursos in company sobre Educação Financeira, Rogério Nakata, ajuda os colaboradores e funcionários a fazerem mais com aquilo que ganham. A Educação Financeira é uma matéria que, infelizmente, ainda não é ensinada nas escolas mas que com certeza vale para toda vida. Ensinada nos países mais desenvolvidos, tem como objetivo principal valorizar a Qualidade de Vida das pessoas ajudando-as a entender melhor como o dinheiro funciona , na tomada de decisões como a compra de uma casa ou de um carro, como pagar um curso, iniciar um negócio próprio ou fazer um plano de aposentadoria.
e passe a receber periodicamente os artigos Financeiros de Rogério Nakata.
Cadastrando-se gratuitamente no EC News você ganhará o e-book “A Importância do Planejamento Financeiro ”
Todos os Artigos sobre Planejamento Financeiro
Planejador Financeiro – O que faz um Planejador Financeiro?
Planejador Financeiro – O médico das finanças pessoais.
Planejamento Financeiro – PIB, Educação e Qualidade de Vida do Brasileiro.
Planejamento Financeiro – Falta de dinheiro pode afetar seu Coeficiente Intelectual?
Planejamento Financeiro – Aposentar se torna cada vez mais um grande desafio financeiro
Planejamento Financeiro – Não coma o marshmallow! O poder de postergar a gratificação.
Planejamento Financeiro – Seguro Viagem, vai que… algo inesperado aconteça.
Planejamento Financeiro – Interpretando o clamor das ruas
Planejamento Financeiro – Inflação a 6,49% acumulada. Leve 1 e pague 2!
Planejamento Financeiro – SELIC – Como o aumento da taxa básica de juros afeta a nossa vida
Planejamento Financeiro – Carimbando seu dinheiro para Realização de Sonhos
Planejamento Financeiro – Brasil, um país do Futuro ou será um novo vôo da galinha?
Planejamento Financeiro – O Mundo não acabou e um novo surge com desafios ainda maiores
Planejamento Financeiro – As armadilhas do consumo no fim de ano
Prorrogação do IPI – Será que é a hora de comprar ou trocar de carro?
Como a política pode afetar o seu Planejamento Financeiro?
Palavras que auxiliam no Planejamento Financeiro – QUE-ME-PRE-PO-DE?
Planejamento Financeiro – Dizer “Não” pode ser um “Sim” para seu Futuro Financeiro
Planejamento Financeiro para o Dia dos Pais – Planejamento ajuda na hora das compras
Planejamento Financeiro – Férias com crianças sem gastar muito
Falta de Planejamento Financeiro – A disparada da inadimplência no Brasil
Novas regras para o Tesouro Direto atraem o pequeno investidor
Crescer a qualquer custo é bom para o Brasil?
O que está por trás da mudança nas regras da Caderneta de Poupança?
Cuidado com o crédito fácil e farto
Por que o temor dos bancos e do governo em relação à Caderneta de Poupança?
Quais os efeitos da queda das taxas de juros para o consumidor?
A influência do salário mínimo na economia brasileira
Planejamento Financeiro – Como utilizar o seu 13º salário?
Planejamento Financeiro para 2012 – Comece AGORA!
Planejamento Financeiro – Dever R$ 100,00 ou investir R$ 1.000,00?
Planejamento Financeiro Familiar – Sucessão na empresa da família
Planejamento Financeiro Familiar – Vantagens do Planejamento Sucessório
Legado da Educação Financeira é o melhor presente!
Pare de jogar confete em si mesmo!
Planejamento Financeiro ou Desinteligência Financeira?
Planejamento Financeiro para momentos de crise
Planejamento Financeiro para compra da Casa Própria
Comodidade não traz benefícios ao Planejamento Financeiro
Planejamento Financeiro para a Criação de Hábitos Saudáveis para nossa Vida Financeira
Foco no Planejamento Financeiro evita desvios ou atalhos
Planejamento Financeiro – Saques na Poupança podem significar problemas
Títulos Públicos para criação de Planos de Investimento
Cartão de Crédito: Vilão ou Aliado no Planejamento Financeiro
Planejamento Financeiro para as Férias
Planejamento Financeiro Familiar
Cuidados com a inflação são importantes para seu Planejamento Financeiro
Cultura ou Falta de Planejamento Financeiro?
Quais as consequências em seu planejamento financeiro com o aumento de 0,25 na taxa de juros?
Você possui lastro para suportar seu padrão de vida?
O que aprender com a catástrofe no Japão?
Qual a diferença entre custo e valor para planejamento financeiro?
A disciplina é a grande aliada do planejamento financeiro
Sinais de descontrole se tornam mais evidentes devido a falta de planejamento financeiro
Apagão ou a interrupção temporária de recursos financeiros?
O Brasil está preparado para tamanha abundância de crédito?
O impacto do aumento da taxa de juros no planejamento financeiro do brasileiro
Planejamento Financeiro – A hora de consertar o telhado é quando o Sol está brilhando
Planejamento Financeiro para as compras de material escolar
Efeito manada não é exclusividade de crises financeiras
Aumento do compulsório não afugentou o consumidor de fim de ano
Neste fim de ano dê-se um presente: Ao invés de pagar juros, receba-os!
O que fazer com a chegada do décimo terceiro?
Qual é o melhor presente para o Dia das Crianças?
Cresce procura por eventos e cursos sobre Educação Financeira e Planejamento Financeiro Pessoal
Planejamento Financeiro – Vale a pena adquirir ações da Petrobrás na próxima subscrição?
Prever e antever – Conceitos importantes de sustentabilidade dentro do Planejamento Financeiro
Planejamento Financeiro – A aquisição do automóvel – Patrimônio ou bem de Consumo?
Planejamento Financeiro – O sonho da casa própria …você nunca vai deixar de pagar aluguel!
Empresários já percebem a importância da Educação Financeira em suas Empresas e SIPATs
Falta de aviso não foi por parte dos Planejadores Financeiros e Economistas
Planejamento Financeiro – Suas Finanças Pessoais, perspectivas para 2011 após a Copa
Planejamento Financeiro – Já somos quase CAMPEÕES MUNDIAIS nas taxas de juros!
Seguro de Vida – A base do Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar
A Falta de Planejamento financeiro pode levar a GERAÇÃO Y para a GERAÇÃO I de Inadimplentes
Planejamento financeiro pessoal: Vale a pena? E quando eu devo pensar nisso?
A crise financeira e seu bolso
Sua conta bancária sorri apenas um dia no mês?
O dilema de todo final de ano: O que fazer com o 13º salário?